VAMOS SABER INFORMÁTICA COM SIMPLICIDADE ?
VAMOS SABER INFORMÁTICA COM SIMPLICIDADE ?
É muito comum vermos pessoas sem a mínima humildade massacrar aquele que nada sabe de Informática, falando loucuras, para imprecionar. Não!!! Tudo é muito simples e começou com o ÁBACO dos Árabes. Tudo evoluiu muito rápido, passando pelas válvulas, acumuladores, etc, até chegar ao circuito integrado, que é uma placa de acrílico, com circúitos metálicos que conduzem a energia.
Vamos começar pela numeração.
Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. No ocidente, estes símbolos são os algarismos arábicos: 0 1 2 3 4 5 6 7.
O octal é muito utilizado em informática como uma alternativa mais compacta ao binário na programação em linguagem de máquina, que é como dizemos qual é a “língua” do computador.
Sistema Decimal é o que estudamos e convivemos, com base 10, usando os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9.
Agora vejam seu PC. Ele é BURRO! É uma máquina “HARDWARE”. Aí injetamos instruções “SOFTWARE” e ele fica inteligente. E mais: fala QUALQUER língua do mundo! E é capaz de fazer o que bem desejarmos, bastando “instruí-lo” com Software devido.
Os computadores “entendem” impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o nome de bit (BInary digiT).
Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte, este é que contém um elemento significativo (por exemplo; P). Mas isto só foi possível porque se usa a Base Octal e apenas 0 e 1, ligado e desligado. Não é genial???!!!
Vamos ver as “medidas” que se usa:
1 Byte = 8 bits
1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes
1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes
1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes
1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes
1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes
1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes
1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes
1 yottabyte (YB ou Ybytes) = 1024 zettabytes
Do ponto de vista técnico, processadores (que são encarregados de “trabalhar” as informações no PC) de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras” (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, de uma só vez, ou seja, o dobro de informações. Aí a diferença dos PC’s de 32 e 64 bits!

A palavra Modem vem da junção das palavras mo/dulador e dem/odulador e transforma uma onda digital para uma onda analógica e vice-versa, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e reconverte-o para o formato digital original, utilizado para conexão na Internet.
Basicamente, existem modems para o acesso discado e banda larga.
Os modems para acesso rediscado geralmente são instalados externamente no computador ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Em outras palavras, o MODEM, recebe/envia Ondas Analógica e Digital.

HD »» Disco rígido – o disco rígido de um computador, chamado em inglês de Hard Disk, também conhecido como dispositivo de armazenamento.
SSD »» SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo
de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado. É um dos causadores de não podermos prever aonde chegará a Informática.
A memória somente de leitura “ROM”(Read Only Mode) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.
São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.
A memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory), frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais. São aquelas placas que se usa conforme o PC.
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais memória, melhor o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.
CONTINUAREMOS…