“Um casal desinteressado” de Carlos Cabral. (audio-teatro)


"Um casal desinteressado" de Carlos Cabral.

Teatro imaginário.

Ultimo programa recuperado  de "tempo de teatro", com trealização de Eduardo Street e emitido em Dezembro de 1997. 
Esta peça radiofónica conta com a participação de Branco Alves, Paula Mora, Manuel Coelho e Manuela Cassola 

Nota: 

EDUARDO STREET (1934 – 2006)
Um homem com uma vida inteira dedicada à sonorização, mas muito especialmente ao teatro radiofónico. Nascido em 1934, Eduardo Street foi o profissional que mais peças de teatro, folhetins e séries realizou na história da rádio portuguesa. A sua escola, como a de muitos profissionais de rádio, foi, segundo é voz corrente, a melhor escola de rádio, a Rádio Universidade, na qual ingressou em 1953. Aí escreveu, sonorizou e realizou programas na área de História, Literatura e Teatro.
A primeira peça de teatro que sonorizou foi O Iconoclasta de Fernando Amado, no Teatro Avenida. Corria o ano de 1955.
No ano seguinte, convidado pelo produtor e realizador Cunha Teles, começou a sonorizar jornais e documentário cinematográficos.
Entrou na Emissora Nacional em 1958, realizando folhetins e teatros, além de séries e programas sobre temas culturais. Colaborou, ainda, com a Rádio Renascença e o Rádio Clube Português. Iniciou-se então como realizador de teatro radiofónico, folhetins e programas dramatizados.
Ao mesmo tempo prosseguiu o seu trabalho no cinema, sonorizando filmes de António Lopes Ribeiro, Perdigão Queiroga e Francisco de Castro. No teatro foi responsável pela banda sonora de vários espectáculos de diversas personalidades, como Manuel Lereno, Varela Silva, Augusto de Figueiredo e Vasco Morgado.
Em 2005, recebeu a medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores como forma de reconhecimento e consagração do trabalho de criação por si desenvolvido.
É autor do livro O Teatro Invisível – História do Teatro Radiofónico, um documento precioso sobre a História do Teatro Radiofónico em Portugal e as figuras – actores, autores e realizadores – que a protagonizaram.
Em homenagem a uma vida dedicada ao Teatro Radiofónico, a Antena 2 recuperou do Arquivo Histórico da Rádio, algumas das peças de teatro realizadas por Eduardo Street.

Download aqui

Isto é tudo para vocês, compartilhem com os outros pelos meios que quiserem!Email this to someone

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *