O Livro dos Espíritos – Audiobook


livro-dos-espiritos O Livro dos Espíritos (em língua francesa, Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, publicado pelo educador francês  Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudónimo Allan Kardec. É uma das obras básicas do espiritismo.

 A obra veio a público em 18 de Abril de 1857, lançada no Palais Royal, em Paris, na forma de perguntas e respostas, originalmente  compreendendo 501 itens. Foi fruto dos estudos de Kardec sobre os fenómenos das mesas girantes, difundidos por toda a Europa em meados  do século XIX, e que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica. Foi o primeiro de uma série de cinco livros  editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.

 As médium que serviram a esse trabalho foram inicialmente as jovens Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época),  às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (com 18 anos à época) no processo de revisão do livro. Após o primeiro esboço, o método das  perguntas e respostas foi submetido à comparação com as comunicações obtidas por outros médium franceses, num total de “mais de dez”,  nas palavras de Kardec, cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação do texto.

 Auto de fé de Barcelona

 Em Setembro de 1861 o Sr. Lachâtre encomendou, de Barcelona, 300 volumes de obras espíritas, dentre as quais O Livro dos Espíritos. Ao  chegarem, os livros foram apreendidos pelo bispo local, num episódio que ficou conhecido como Auto de fé de Barcelona. A sentença foi executada a 9 de Outubro, data que marca a intolerância religiosa, reagindo contra a divulgação da Doutrina Espírita.

A 1 de maio de 1864 a Igreja Católica incluiu a obra no “Index Librorum Prohibitorum” – o catálogo das obras cuja leitura é vedada aos seus fiéis.

Agora recoste-se e desfrute o seu audiobook, desejo-lhe uma boa “leitura”.

 

Isto é tudo para vocês, compartilhem com os outros pelos meios que quiserem!Email this to someone

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *